Comportamento, moda, fotografia, música, textos de amor e dicas. Um Blog com tudo aquilo que adoramos fazer antes de sonhar! – Por Mariana Solis

sexta-feira, outubro 29, 2010


OMG! Qual Câmera Escolher?

Fotografia é um assunto delicado. E também um assunto delicioso, que aliás é inspirador para blogueiros, escritores e adolescentes. Aliás, fotos transmitem sensações de momentos eternamente gravados, seja numa pasta no computador ou num álbum. As fotos do We♥It são essenciais para que eu consiga escrever (sério!), e eu babo nelas. Mas tirar foto vai bem além de um clique para colocar no Orkut, no Flickr ou no Twitpic. As funções e cada câmera pode diferenciar muito na hora da foto.
Os três tipos de câmera são facilmente diferenciados. As compactas são aquelas que quase todo mundo tem, entendendo muito de foto ou não. Aquela que se leva para um show ou dentro da bolsa para registrar o momento com os amigos. E a analógica? Você provavelmente já teve uma. É aquela de antigamente que só se via a foto depois de revelada. Se você está imaginando: "Ah, a analógica é pior que a compacta" você está enganada. A maioria das fotos no estilo Vintage do We♥It tem a inspiração da fotografia analógica (juntamente com a lomografia). Com a câmera analógica, cada clique é sagrado e com essa câmera é possível fazer alguns efeitos através de alguns erros. Os Light Leaks, beirada queimada e ruídos são erros que deixam as fotos lindas. Já as profissionais são aquelas grandonas com as lentes gigantes e tem a opção de tirar a foto através da tela e também através do finder. E agora, qual dos três tipos escolher? 
Quero uma Compacta!
Antes de procurar uma bonita, pense na qualidade. Nesse caso, escolhendo uma compacta, a marca da câmera é importante. As mais elogiadas (e usadas) são Sony, Canon e Samsung. A linha Sony Cyber-Shot da Sony é sempre referência. Aqui em casa temos duas. A minha é a DSC T-77 e do meu pai DSC H1. A minha é compacta (e rosa!) e a do meu pai é a semi-profissional. Em resolução de megapixel, a minha tem 10.1 e do meu pai 5.1. Então isso significa que a minha é melhor, certo? Errado. A quantidade de megapixel interfere um pouco na qualidade da imagem, mas a minha ter 5 megapixel a mais que a do meu pai, não faz ela pior. Na realidade, a quantidade de megapixel interfere no tamanho da impressão da foto, ou seja, a revelação. Mas a maioria de nós revela pouquíssimas fotos mas a maioria vai para as redes sociais. Procure fuçar em compactas alheias e tente buscar a que mais agrada. Se o problema for a grana, saiba que as compactas baratearam bastante e os preços variam de 400 até mais de mil reais. E aí você vai ver se compensa mesmo pagar seiscentos reais a mais por cinco megapixels de diferença. As marcas que citei acima são com certeza as melhores, mas peça para o vendedor para fazer um teste, para que veja as ferramentas disponíveis em cada uma (pode ter diferença, claro!) e compare.
Quero uma Profissional!
A profissional em comparação com a compacta tem algumas diferenças. Sim, a profissional (ou a semi) tem mais funções e é difícil achar uma com menos de 10megapixels. A semi-profissional do meu pai é uma exceção, já que faz dois anos que ele comprou, 5megapixels era relativamente muito. A profissional (por ser profissional, dã) exige sim a resolução maior, porque aí sempre tem alguém que quer a foto em mãos, e não no computador. Da compacta para a profissional tem diferenças em relação à marcas. Nikon, Canon e Sony são as mais procuradas nessa ordem. A qualidade da lente, modo manual, exposição, profundidade de campo, acessórios disponíveis, etc., são fatores que tem que ser considerados na hora de escolher a câmera. E estes fatores são os grandes diferenciais da profissional. No Flickr tem o Localizador de Câmeras que mostra as câmeras mais usadas e clicando na qual se interessa, aparecerá fotos tiradas com ela. Em relação aos preços, está na faixa de mil até cinco mil reais. Você também pode optar pela semi-profissional que é mais barata. Mas se você bate o pé por uma super-hiper-ultra-profissa, analise bem os preços. Opte pelas marcas citadas.
Quero uma Analógica!
Vai ser um pouco difícil encontrar alguma por aí, mas que você pode encontrar alguma pode. Também há no Mercado Livre e Buscapé, mas (julgo eu) podem ser caras, por serem objetos não mais fabricadas (tipo a Polaroid: aquela que sai a foto da câmera na hora e precisa sacudi-la). Se você já teve uma e ela está guardada no fundo do maleiro, dê vida a ela novamente. Se seu interesse é justamente nos efeitos que as Analógicas fazem, saiba que no Photoshop há Brushes, texturas e actions que fazem isso e deixam a foto com cara de antiga. Você não acha que metade das fotos do WeHeartIt que são "analógicas" não foram editadas no Photoshop? Não é necessário uma câmera analógica para ter uma foto do tipo! Mas se você quer e bate o pé por uma, você pode dar uma passeada pelo Flickr e no WHI para que você escolha uma. As lomográficas são semelhantes, mas o nome provém da marca. São conhecidas também e tem modelos fofíssimos! Na Lomo tem um efeito que é padrão: o FishEye. Mas sabe como é, também tem vários tutoriais de como fazer nos programas de edição.
Indico!
Já indiquei a minha e a do meu pai, que são os modelos DSC-T77(compacta) e a DSC H1(semi-profissional). Eu estou querendo loucamente uma profissional só para mim há dois anos, mais especificamente da Canon, a EOS 5D Mark II de 21.1megapixels com lente (acessório) de Bokeh e super boa (Papai Noel, seja bonzinho). Mas o preço... O preço... Está na faixa de sete a treze mil reais! Pra ter uma ideia, dá pra comprar um carro popular ou viajar pra Disney :( Outra compacta boa é a DSC-220 de 12.1megapixels. As indicadas eu amo de paixão e já testei todas. As cores, a vivacidade, o foco, o macro, a vivacidade e a velocidade de resposta são ótimas. Vale a pena investir numa. Já tive em mãos uma analógica clássica (das bonitinhas!) de Londres, tirei duas fotos e apaixonei, mas não me lembro do nome do modelo.
E aí, vai quebrar o cofrinho e investir em alguma?
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas sua opinião é sempre bem-vinda! Comentários desrespeitosos ou caluniosos serão banidos.
Fique livre para enviar uma sugestão, dúvida ou crítica: entre em contato comigo.
Certifique-se, antes, se a sua dúvida já está respondida no F.A.Q. Obrigada!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...