Comportamento, moda, fotografia, música, textos de amor e dicas. Um Blog com tudo aquilo que adoramos fazer antes de sonhar! – Por Mariana Solis

domingo, janeiro 09, 2011


Seja um Blogueira de Sucesso!

Você tem um blog ou morre de vontade de fazer um? Você pode ser uma blogueira sucesso! Recebo várias perguntas pedindo para eu ensinar a editar HTML, algumas vezes eu fiz templates para as leitoras. Só que não posso ficar ajudando todo mundo, o que eu sei hoje foi tudo aprendido por conta própria e sozinha, sem ninguém para me ajudar. E trouxe para vocês algumas dicas para que vocês tenham um blog bom e bonito!
Por onde começar?
Primeiramente, você precisa escolher a plataforma – Blogger ou Wordpress. Eu uso o Blogger/Blogspot e por mais que não pareça, esses dois nomes têm diferenças. O Blogger é da Globo e o Blogspot é do Google. Só que eu acesso o blog pelo Blogger.com e meu blog tem Blogspot no nome. Estranho, não?
Eu nunca usei o Wordpress – na verdade nunca consegui, mas olhando resenhas na internet, dizem que o Wordpress é melhor que o Blogger, já vem com JQuery e um sistema de comentários superior ao da plataforma Google/Globo. Ambas plataformas são gratuitas, mas sempre haverá o nome dela no seu URL.
Mas eu não quero meu URL "poluído". E agora?
Ou você paga, ou aceita a "poluição". Para ter seu link .com, .net, .org ou .com.br é necessário hospedar e pagar o domínio. O domínio é pago anualmente, já a hospedagem é mensal. O valor do domínio varia de 40 até mais de 100 reais (por ano), e a hospedagem de 15 reais ou mais (por mês). Cada tipo de "plano" tem certo valor, alguns com pacote de hospedagem e domínio.

Mas qual a diferença de domínio e hospedagem?
Vou tentar ser sucinta e sem complexos.
Domínio é o URL, o link da página, o endereço do site. Por exemplo, www.google.com.br é um domínio, e este domínio é pago por ano, em algumas empresas, de dois em dois anos, assim varia. Há domínios .com, .com.br, .net, .org, cada um com um valor. Se não me engano (essa informação vi em algum lugar há um tempo atrás) .com e .net são os tipos de domínio mais baratos, depois vem o .com.br e o mais caro é o .org.
Já a hospedagem (ou host), paga mensalmente, é o "painel" do site. Nesse painel é onde são feitas edições, alterações, onde se analisa as estatísticas do blog, ferramentas, etc. Ao escolher a hospedagem deve-se levar em consideração o espaço oferecido (as páginas de um blog também tem seu tamanho contado em megas ou em gigas, e este limite de espaço pode deixar seu site fora do ar se ultrapassá-lo com um layout pesado ou conteúdo). Na hospedagem deve-se também considerar o limite de tráfego – ou seja, se o número de acessos (picos de visitas) do seu blog ultrapassar dos limites impostos pela hospedagem, o site fica fora de ar. Recapitulando. Ao pagar uma hospedagem, deve-se considerar o espaço oferecido, o redirecionamento, o limite de tráfego, painel de controle e estatísticas.

Voltando ao assunto blog. Qual nome escolher?
Vai da criatividade. Nomes em português são mais fáceis de se lembrar. Não posso falar para vocês colocar um nome ou outro, depende do assunto do blog e como você o quer. Não adianta pensar em um nome exclusivo mas que tenta várias palavras e em inglês. de que adianta um blog bonito que se chama gatoscachorrospassarinhosenatureza.blogspot.com? O nome do blog precisa ser curto, impactante, fácil de lembrar. Escute músicas, elas ajudam. Você pode optar pelo nome em inglês (como eu optei), mas precisa ser fácil de lembrar, ok?

Quais assuntos abordar num blog?
Vai da sua criatividade também. Aqui no blog eu escrevo principalmente sobre sentimentos, mas trago matérias sobre fotografia, moda, unhas, conselhos, etc. Você pode fazer um blog para falar de um curso, falar só e somente só sobre moda e fashionismo, sobre maquiagem, sobre tendências, sobre músicas e novos lançamentos, sobre fotografia, sobre unhas, sobre escola... viu quantas opções? Você escolhe!

E a aparência do meu blog, como deve ser?
Tem que estar de acordo com o assunto do blog. Se vai falar de moda, o assunto pede um layout mais colorido e vibrante, com montagens de roupas, e coisas que lembram desfile, etc. Você pode fazer um blog mais clarinho, ou um blog preto, mas antes de tudo, ele precisa ser legível. Imagina ter que ler um texto escrito em letras amarelas num fundo branco? Difícil né? A plataforma Blogger traz modelos de base, mas como é de se esperar, eles são feinhos e com cara de blog de velho. Eu uso o modelo Simple/Simples, que é simples, assim não tem tantas complicações. Sites/Blogs/Tumblrs gringos têm os layouts mais cleans, mas eu adoro as frescurites dos blogs brasileiros. É super agradável chegar num blog teen com um layout todo fofo né? A aparência do blog é importante e deve ser voltado ao seu público! As imagens devem ter uma boa qualidade, e de preferência, a largura do post.

E como editar isso?
HTML e CSS. Não tem jeito, uma hora sempre chega no HTML. Pode parecer difícil, mas não é. Googlando tudo fica fácil. Digo isso por experiência própria: quando entrei na blogesfera não tinha a menor noção do que era HTML. Aprendi! Não sei o Wordpress, mas no Blogger é super fácil de mexer nas ferramentas de Design, que é um trio infalível – nos elementos da página edita os gadgets/widgets, no editar html faz o que o nome diz para os detalhes mais complexos, e no designer de modelo encontra as ferramentas de customização do modelo. É fácil! O mínimo dá para se fazer com os elementos da página e designer de modelo sem precisar editar html. Mas tem uma coisa, é importante saber editar o html para qualquer eventual, ou "surpresa". É bom também saber usar algum programa de edição, como Photoshop, Photoscape ou PhotoFiltre, para editar imagens e banners. 
Qual a diferença de HTML e CSS?
Uma definição legal que achei foi essa: HTML é usado para estruturar conteúdos. CSS é usado para formatar conteúdos estruturados. O CSS fica dentro do HTML, junto com todas as outras linhas e grades. CSS é mais fácil de editar e de entender. 

No site a edição é diferente?
Sim. É mais complexo, porém os resultados são melhores. É necessário aprender outras linguagens, porém ainda há o uso de HTML. É necessário a edição com PHP, XHTML, XML, Javascript e CSS. São linguagens mais avançadas, mas sempre pode aprender!

E para ter sucesso?
Antes de tudo, você precisa ter paciência. Não aparecerão visitantes, seguidores e comentários no primeiro dia que criar o blog. Com o tempo, vai aparecendo seguidores e visitas, e depois, comentários. Eles não aparecerão do nada. Você precisa divulgar seu blog e para isso, use as redes sociais disponíveis, como Twitter, msn, Tumblr, Orkut, Formspring, etc. Mas nada de ficar mandando mil recadinhos insistentes, ok? Preicsa ter dedicação e também educação. Se alguém criticar, aceite, não faça barracos, isso queima sua imagem! Procure comentar nos blogs alheios, deixe o lnik disponível no seu nome, assim a pessoa pode clicar e conhecer sua página! Responda os comentários, escreva com frequência – blog abandonado não faz sucesso tão facilmente. Você precisa pesquisar, ser pioneira nos assuntos. Seguindo essas dicas, em meses o blog cresce!

Sucesso!
Faça algum post pelo menos três vezes por semana.
Responda os comentários.
Divulgue com moderação e educação
Tenha um layout bonito que adeque ao tema
Manje no Html
Após uma experiência bem sucedida com a plataforma grátis, faça um domínio/plataforma paga
Ganhe dinheiro com o blog
Não apronte barraco
Faça um e-mail de contato e um FAQ (se tiver, perguntas frequentes)
Escreva certo, com o português devidamente grafado.
Dê atenção ao blog, mostre que gosta do que faz, que não faz só por obrigação

Fracasso!
Música automática no blog. Por favor, não coloque em hipótese alguma.
Divulgação insistente
Excesso de anúncios e pop-ups
Layout inadequado
Português grotesco
Blog desatualizado
Design papagaiado demais, rosa demais, cheio demais, poluído demais (você entendeu)

Links úteis
Hospedagem: Plic Plac e Pre Lude
Domínio: UolHost
Tutoriais: Coisinhas Mil, Madly Luv, Aprenda HTML, Usuário Compulsivo, Maujor, Mundo Blogger
Fundos: Shizoo e Pattern Head
Fontes: FonteCubes, This Love Bug e DaFont
Extras: Drikoti, Evelyn's Place, Iemai, Danny Kitty, True Luv e Madly Luv
Imagens: We♥It e Thrilld
Layouts gratuitos: VickysEvelyn's Place, ThemeLab
Layouts pagos: Evelyn Regly, Iemai, Madly Luv e This Love Bug

Gostaram? Alguma dúvida? Comentem!
6 comentários

6 comentários:

Thaíza disse...

Belo blog! estou te seguindo, e aproveito para desejar um feliz ano novo, bjss

Milla Lima disse...

Adorei seu blog! Estou começando agora, passei por aqui e já aproveitei para pegar umas dicas! ;) Ah, e sigo tbm!

Feliz ano novo!

Bjos

Anônimo disse...

Fiz pelo UOL HOST, tudo certo. Muito bom!

Filipe Collioni disse...

Quer ganhar dinheiro pela Net?
Visite www.lucre-no-neobux.blogspot.com
E aprenda a ganhar R$500,00 por mês sem fazer praticamente nada como eu!

Ao admin do blog: Conheça a proposta... garanto que você vai se interessar...

Obrigado!

E-mail para contato: filipecollioni4@gmail.com
MSN: filipe@collioni.com

Mariana Solis disse...

Obrigada por comentarem! Beijão!

Crislaine Souza disse...

Adorei as Dicas!
gostei muito do seu blog,estou seguindo.
http://pinkairballoons.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas sua opinião é sempre bem-vinda! Comentários desrespeitosos ou caluniosos serão banidos.
Fique livre para enviar uma sugestão, dúvida ou crítica: entre em contato comigo.
Certifique-se, antes, se a sua dúvida já está respondida no F.A.Q. Obrigada!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...