Comportamento, moda, fotografia, música, textos de amor e dicas. Um Blog com tudo aquilo que adoramos fazer antes de sonhar! – Por Mariana Solis

sábado, fevereiro 12, 2011


"PhotoShopada", Eu?

Meu amor por fotos começou em 2007, aos onze anos. Nesta idade eu mal sabia tirar foto, mas ainda assim, eu amava tirar. E como vocês perceberam, até hoje esse vício faz parte da minha vida. Mas a fotografia sempre foi um assunto que me incomodou. Na verdade, não a fotografia, mas o Photoshop. Sempre assimilaram as minhas fotos ao Photoshop com o simples argumento:
Você não é tão bonita assim.
Concordo. Não sou mil maravilhas pessoalmente. Só que também sou contra ao argumento "pra ter foto bonita tem que ser bonita". Não precisa ser bonita, sou a prova disso. Sei que minhas fotos não são perfeitas, mas dá pro gasto. Neste post quero explicar a minha concepção de "photoshop", dos prós e contras, e esclarecer de uma vez por todas, que o photoshop é apenas um elemento da fotografia. E que eu não sou tão 'photoshopada' como todos pensam.
Eu estava olhando minhas fotos de 2007 semana passada. É incrível como as minhas fotos eram idiotas e ainda assim, as amava e colocava no orkut. Só que tem um detalhe. Graças a esse tempo das fotos horríveis que aprendi a tirar foto. Notei meu melhor ângulo, melhor lugar pra se tirar foto, melhor tipo de maquiagem e juntei tudo isso à criatividade. E então começou o preconceito. Como se todos insistissem em falar:
Se você é feia, suas fotos têm que ser feias.
Gente, cadê o sentido disso? Não tem nenhum! Acho horrível falar que uma pessoa tem inveja da outra (sou contra esse argumento), mas chega uma hora que só resta essa opção. E eu sempre escutava calada, só escutando e escutando, porque não adianta argumentar. Ninguém quer aceitar. Então de um tempo pra cá, tiro menos fotos. Minha paixão foi se perdendo porque cansa ficar escutando a mesma coisa, a cada foto.
Eu tenho um ponto de vista em relação ao PhotoShop, muito diferente do que as outras pessoas pensam.
Na cabeça de quem não usufrui a ferramenta, acham que pra foto ficar bonita, eu simplesmente "montei" ela. Coloquei mais volume nos lábios, afinei o nariz, dei brilho ao cabelo, etc. É verdade que dá pra fazer tudo isso no photoshop.
Mas quem faz isso são as revistas. Que querem vender um produto e que, necessariamente, precisam da imagem super bem tratada, com pessoas bonitas (e "perfeitas") na capa.
A diferença é que eu não quero vender nada. Eu gosto de tirar foto! E só! É um hobby e pronto. Eu não quero emagrecer quinze quilos no photoshop pra vender um chá milagroso. Entendem meu raciocínio?
E espinhas e essas coisas? Você também é uma adolescente!
É verdade! Eu também sou uma adolescente como qualquer outra, tenho meus dias de Bad Hair Day e também tenho espinhas! Mas nesses dias eu fico longe da câmera. Quando estou de bom humor, com o cabelo bom e com a pele aceitável, passo maquiagem, faço um penteado qualquer, arranjo uma roupa fofa e estou pronta pras lentes. Não tem mágica.

E as ideias?
Sites como weheartit (consulte a Blogroll) e tumblr são inspiradores. Também inspiro no meu cotidiano. Sem mágicas também.

Como você edita suas fotos no Photoshop?
Primeiramente clareio a foto ao nível da exposição. Depois mexo no balanço de cores e no filtro de cores. Às vezes uso Actions. Light leaks e bokeh, só.

E as espinhas?
Maquiagem!

Qual seu Photoshop?
Adobe Photoshop CS4 Extended (Versão Pro)

Ainda não acredito em você. Acho que você é diferente nas fotos sem edição. 
Pra mostrar então que não sou a Miss Photoshop, trago algumas fotos com antes e depois (original e editada).
E a foto mais polêmica de todas: eu loira?
Essa última foto é a que se percebe a mudança mais drástica. Só um detalhe. Eu não a editei assim. Usei um action do set 119 inspirado na Nirrimi, disponível para download no DeviantArt. A foto original puxa para o amarelo/vermelho, o que é tradicional para as câmeras. Já o action puxa para o magenta e cyan (magenta e azul), e quando aplicado na foto, o batom que era vermelho ficou rosa, onde era preto ficou azul, onde era branco ficou rosado e a pele também puxou pro rosa. E o cabelo também! Viu? Não sou tão loira assim!
Esse foi bem um post desabafo, porque sinceramente cansa ouvir a mesma coisa a cada foto. Espero que se você pensava assim de mim (ou de qualquer outra garota um pouco fotogênica) tenha mudado um pouco seu conceito. Beijo sem edição, Mariana.
6 comentários

6 comentários:

Ana Kélvia disse...

Amei o post,já eu não sei usar o Photoshop =/ Uso Photoscape pra clarear ou colocar algum efeito. =D
Suas fotos são lindas!
bjs escritora :*

Carol Fernandes disse...

Concordo, o photoshop é para ser usado, por qualquer pessoa bonita ou não, ora todo mundo tem defeitos sendo maravilhoso ou não u-u Também escuto muito sobre minhas fotos não parecerem comigo mas fazer o que, eu sei que não estou errada. É isso que importa. Adorei suas fotos (:

beijos querida :*

@analuisacv disse...

amei o post*-*
eu não condigo mexer no photoshop, quando fui baixar no meu computador deu erro, como eu faço?
beijos : ]

Mariana Solis disse...

Obrigada meninas!
Ana Kélvia, obrigada por comentar <3
Carol, te entendo perfeitamente! Assino embaixo!
Ana Luisa, eu comprei o photoshop. Tem como baixar pela internet, mas tem o risco de vírus, de hacker e claro, de não funcionar. Precisa de muuuuuita pesquisa e entender de computador meeeeeeesmo, com os arquivos mortos e etc pra instalar de graça. Tem vários tutoriais ensinando, mas é bem enjoado! Beijos!

αηdrєssα * disse...

amei concerteza as fotos e concordo com você em tudo . EXATAMENTE TUDO que disse sobre o uso do Photoshop .
Amo tirar fotos e do mesmo jeito que você , pude perceber com o tempo o que deixaria minhas fotos melhores e agora não largo o Photoshop por nada . não poq seja uma necessidade de ficar mais bonita , mas sim, poq sei que posso ir mais além em minhas fotos e ser mais criatíva . Parabéns pelo Blog & fotos. Beijos linda ç3

Sarah disse...

oie, sei que é ruim ficar pedindo essas coisas, mas é que eu tenho um blog e tals [ ... ], enfim, sou nova nisso e preciso de um photoshop pra fazer como cabeçario e brushes. Pode passar seu photoshop ou por como download no 4shared? se nao puder, eu intendo e mesmo assim estou seguindo. Sobre seu post concordo plenamente, não por que ja aconteceu comigo e sim por que você é linda e é obvio, retocando ou não, alterando claridade ou não ok? saiba disso e siga em frente. Não tire menas fotos e não se abale. "a luz própria de algumas pessoas incomoda a quem está no escuro."

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas sua opinião é sempre bem-vinda! Comentários desrespeitosos ou caluniosos serão banidos.
Fique livre para enviar uma sugestão, dúvida ou crítica: entre em contato comigo.
Certifique-se, antes, se a sua dúvida já está respondida no F.A.Q. Obrigada!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...