Comportamento, moda, fotografia, música, textos de amor e dicas. Um Blog com tudo aquilo que adoramos fazer antes de sonhar! – Por Mariana Solis

terça-feira, outubro 25, 2011


Sustentabilidade Vende

Sustentabilidade é assunto sério. Pra lá de debatido, todo mundo já sabe de cor e salteado: se continuar do jeito que estamos, a humanidade tem seus dias contados. É um alerta que roga por reduções, reciclagem e consciência. Muito se vê em escolas atitudes de despertar grande admiração e vontade de ser melhor. Ainda há esperanças que as próximas gerações vejam o grande problema e desafio que o seus antepassados colocaram em suas mãos. 
Só que tem um lado da história que não conhecemos. Mas apoiamos.
Ecologia virou mercadoria.  E ser sustentável está sendo banalizado. Agora tudo que envolve a natureza vira marketing. Holofotes, palestras, propagandas! Muitos, muitos aplausos! Essa sim é uma empresa amiga. Todo o mérito e honra, na divulgação do horário nobre. Mais uma vez, os exageros do capitalismo. Ninguém sabe, mas tanto alvoroço por um ideal que é sim, lindo, só que não testemunhamos. Suponhamos que aí venha o comercial:
Nós, da empresa X, reciclamos. Somos sustentáveis e ecologicamente corretos. Foram Y toneladas de materiais recicláveis recolhidos. O dinheiro arrecadado deu emprego a Z pessoas. Somos amigos verdes, da natureza e de você.
Lindo. Admirável. Principalmente, comprável. Você consumidor, que viu esses trintas segundos de blábláblá comovente, é óbvio que vai optar pela empresa X e não pela W. Sim, eu também escolheria. O ponto que eu quero chegar é que não conhecemos o que eles fizeram na realidade. A empresa na verdade, colocou cestos para a coleta seletiva nas suas indústrias. Recolheram várias toneladas de materiais recicláveis em dez anos. Essa mesma quantidade vale aos poluentes emitidos em um dia de funcionamento da empresa. Os empregos dados não equivalem ao tanto de funcionários demitidos pela tecnologia.
E enriquecem. Poluem mais, desmatam mais. Constroem enormes impérios, dominam o mercado. E os consumidores, vendados, aplaudem, lutam por uma causa vazia de mentes geniais. É muita propaganda e engolimos todas. Empresas verdes fazem sim o bem, mas pensam nelas primeiro. As consequências vêm depois dos milhões na conta bancária.
E nessa ascensão toda, somos refém de um pensamento que deveria vir para o bem, não pelo consumo. Preservar vende, mas desmatar vai ser necessário uma hora. A extinção é certa. Para tirar o peso da culpa,é fácil: só fazer uma propaganda depois.
É um ciclo que viciou e não vimos, mas estamos nele. E nada se conhece das mentes que estão por trás de tudo isso. Ninguém sabe se o filho do dono fecha a torneira enquanto escova os dentes. Ou se as luzes foram apagadas. Se o ar condicionado ficou ligado na ausência, para garantir o frescor de depois. Só apoiamos a máscara do belo, do correto, do consciente.
Mas será que é belo mesmo? O que eles fazem não é errado? É consciente? 
Tudo não passa de uma farsa? De uma ilusão que vende?
A verdade é que o supermercado continua aberto e você está lá todas as semanas, comprando produtos à cega. Eu também compro. Todo mundo compra. Eles continuam lá, em prol de valores capitais, denominando-se ecológicos. E os holofotes brilham! Os panfletos voam por ares, ignorados. As propagandas repetem-se, sugam, tomam o consumidor! E eles enriquecem mais, mais, mais. Sem parar, a todo instante! Vende, vende, vende e engrandece. Vira um monopólio incontrolável.
Só que ninguém sabe. No final, lavam suas Ferraris e mansões com mangueira a jato.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas sua opinião é sempre bem-vinda! Comentários desrespeitosos ou caluniosos serão banidos.
Fique livre para enviar uma sugestão, dúvida ou crítica: entre em contato comigo.
Certifique-se, antes, se a sua dúvida já está respondida no F.A.Q. Obrigada!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...