Comportamento, moda, fotografia, música, textos de amor e dicas. Um Blog com tudo aquilo que adoramos fazer antes de sonhar! – Por Mariana Solis

terça-feira, fevereiro 28, 2012


Sobre aquele Velho Ditado

Lá se vê, no horizonte, os paradigmas da sociedade. Ei aqui, o maldito senso comum: mania de um corpo social supostamente organizado, porém vivente de conflitos e desordem. Nessa coletividade, são transmitidos pensamentos imutáveis ao longo de suas gerações, sobre o certo e o errado. Os tais clichês que surgem em horas inapropriadas, encaixando-se perfeitamente em situações que lhe causarão incômodo. O exemplar mico da tia.
Eis aqui, aquele velho e odiado ditado.
Não quero falar sobre algo que você realmente já ouviu – cumpre esse papel aquela tia chata com quinto grau de parentesco. Se a observação permite-me analisar, porém sem direitos de julgar, apenas me delicio com aquilo que vejo. Dever tenho de ser direita, indiscreta e neutra – não que isso signifique que eu seja sem opinião. A diferença é exime: opinião critica, mas não denigre. Sobre aquele velho ditado, quero lhe fazer refletir comigo nos próximos cinco minutos. Se para você tempo é dinheiro, que vamos direto ao assunto.
O sentimento que possuo é de indignação. Pouco compreendo da sociedade em que vivo e dos valores atribuídos pelos seus integrantes. O alerta já vem sido dado, porém não aplicado. Que seja generalizado, mas o mundo realmente está perdido. Algo semelhante ou exato à inversão de princípios. A desordem é o princípio do caos, mas o desejo pode ser o começo de uma revolução. E aí que mora o problema: a desordem reina, mas a revolução não acontece. Não há caos nem desejo. Vivemos pendentes no meio termo. 
Como diria a tia, estamos em cima do muro.
Entre os jovens, o bullying. Uma ação delinquente, pejorativa e desumana. Casos de crianças com desejos anormais e forte repreensão por indivíduos do mesmo tamanho que ele. E mesmo assim, situações fora de controle. Diria alguns orgulhosos: falem bem ou falem mal, mas falem de mim. Pena que isso não se aplique com exatidão na prática. As consequências desse ato tão fracassado, ridículo e eloquente, são frutos de uma educação não imposta. Não há fortaleza ou frases clichês que suportem o mal da crítica coletiva.
Mas nada como um dia após o outro. A vida continua.
Se um dia você encontrar alguém como vou descrever, ou se você já conhece esse alguém ou se você for esse alguém, por favor, reflita. Isso sim merece doses de desespero. Falo daquilo que falta e nessa ausência, tudo compromete. A dignidade. Sabe aquela típica gostosa da balada? Muitos acessórios, pouco pano, muita sensualidade, pouca inteligência. Essa sim, deve ter ouvido horas e horas dos velhos ditados, mas jamais pensou em um dia aplicá-los. Afinal, alguma vez você já ouviu –desculpe o emprego da palavra– uma vadia dizer: antes tarde do que nunca? Que cautela nunca é demais? Ou cada coisa no seu tempo?
Tão irônico se não fosse trágico.
As aparências enganam, mas a piriguetes são previsíveis. Você sabe exatamente a hora que ela vai dar mole, jogar o cabelo pro lado e se fazer de difícil. Um pouco mais de resistência da parte do conquistador e logo ela se dá por vencida. E inúmeras vezes, na mesma noite, ela perde essa "batalha". Acho incrível o quanto essas frustradas não pensam duas vezes antes de agir. Simplesmente se desvalorizam, deixam que façam o que quiser –se é que vocês me entendem– e são tratadas como brinquedo, nunca como mulher. Não aproveitam a idade, a beleza, a oportunidade e a maquiagem para conquistar algo muito melhor: o valor de si mesma. Mas fazer o que, se gostam mesmo é de serem pisadas, já que não amam nem sentem, se enclausuram em decepções por serem tão passageiras. 
Se caírem, do chão não passam.
Ainda bem.
Dessa vez eu cumpro o papel da tia. Fica aí o recado para aquela gostosa da balada – a supérflua vistosa, gostosa solitária. Se tem alguém que mereça ouvir, passe a mensagem... Mas se for assim bebê, lamentável te dizer – se você é o que você come, analise o que você tem digerido da sua vida nos últimos tempos. Se é essa a imagem que gostaria de transmitir, ou se algum clichê diz exatamente o que você faz de errado. Tente repensar. Tuas atitudes refletem o que você é. Diria minha tia que nem tudo que reluz é ouro
Então, quando é que você vai sair dessa vida de bijuteria, queridinha?
6 comentários

6 comentários:

Iza disse...

"Não há fortaleza ou frases clichês que suportem o mal da crítica coletiva." Adorei essa!

Você escreve muito bem, seu texto está cheio de verdades...rs

Boa noite! Beijinhos!

cfhell.blogspot.com

conheça também meu blog pessoal ~>>>>>>>infinitedreamsofiza.blogspot.com

Larissa disse...

"Afinal, alguma vez você já ouviu –desculpe o emprego da palavra– uma vadia dizer: antes tarde do que nunca? Que cautela nunca é demais? Ou cada coisa no seu tempo?
Tão irônico se não fosse trágico." &&& "Se caírem, do chão não passam.
Ainda bem."
CARA, se eu PUDESSE, jogava na cara de uma garota ridicula do Naça que se acha a gostosa! AMEI isso, vou jogar essa indireta nela. Anota ai: Maria Eduarda! Nessa segunda frase super concooordo! Mais baixo que o nível dela é só encontrando o d&%@#0! FODA, FODA, muito FODA!

Blog da Reh disse...

flor, adorei seu post e seu comentário carinhosíssimo no meu blog!
Quem fez seu layout flor, tô precisando mudar o meu! :(


Muito obrigada por comentar no meu blog e por me seguir! Se ainda não segue, peço que siga por favor! Estou seguindo seu blog desde já! :)



Beeeijooo

http://re-becah.blogspot.com

bia disse...

fofa respondi a enquete la daquela outra pagina depois olha minhas respostas. faca bom proveito delas :i nao foi a toa que marquei essa categoria como a minha predileta pq adoro as polemicas e o jeito que escreve. concordo com tudo, bjo!

Ágata Bresil disse...

Palmas, mil e uma palmas pra você, eu li esse texto de boca aberta, finalmente alguém que concorda comigo. Estou cansada de ver essas meninas se vangloriarem de quantos meninos beijam ou vão pra cama. Eu acho isso feio para meninos e meninas, acho incrivelmente idiota. As pessoas estão parando de se valorizar e acham isso bonito. Eu perdi amizades por pensar assim, por não querer pegar todos e ficar na minha e então encontrei um namorado, alguém que me dá valor e que hoje concorda comigo nisso e também se afastou de pessoas assim. Ou seja, as vadias continuam chorando o leite derramado e eu estou feliz da vida com algo que torço ser para sempre.

Grande beijo. Amo seu blog.

Tudo Tem Refrão

Unknown disse...

Como já falaram nos comentários você realmente escreve muito bem.

Boa semana.
Mariana - worldoftorivega.com/

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas sua opinião é sempre bem-vinda! Comentários desrespeitosos ou caluniosos serão banidos.
Fique livre para enviar uma sugestão, dúvida ou crítica: entre em contato comigo.
Certifique-se, antes, se a sua dúvida já está respondida no F.A.Q. Obrigada!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...